O QUE É SER IGREJA?

Nossa família é a Igreja doméstica, onde aprendemos e vivemos o amor e recebemos nossa primeira catequese, a exemplo da Sagrada Família de Nazaré. Na comunidade, vivemos a nossa fé, a colocamos em prática pela caridade, pelo convívio com os irmãos (filhos de Deus), e cumprimos nossa missão de batizados, oferecendo nossos dons a serviço das pastorais e obras de Deus.

O QUE SÃO OS SACRAMENTOS?

Os sacramentos são sinais visíveis do amor de Deus para conosco, e nos ajudam a caminhar na estrada da fé. Estes sinais tem uma ação real e sagrada em nossas vidas. É um sinal, gesto e palavra que torna perceptível, sensível, visível, audível a presença de Jesus Cristo invisível. Os sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia e Confirmação [Crisma], que são os sacramentos da Iniciação Cristã; Reconciliação [Confissão] e Unção dos Enfermos, que são sacramentos de Cura; e Matrimônio e Ordem, chamados sacramentos de Serviço.

“ B e m- a v e n t u r a d o s o s q u e n ã o v i r a m e c r e r a m . ” João 2 0 : 2 9 b

O QUE É O BATISMO?

O Batismo é o primeiro dos sacramentos, início e fundamento da nossa vida Cristã, quando nos tornamos filhos de Deus e membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Com efeito, pelo Batismo, renascemos para uma vida nova, somos libertados do pecado original e de nossas culpas, participando da morte e ressurreição de Jesus Cristo. A vida pública de Jesus foi também marcada pelo Batismo: Jesus deixou-se ser batizado num gesto de profunda humildade, ensinando-nos o valor deste sacramento como condição para ser um verdadeiro cristão.

QUAL O PAPEL DOS PAIS E DOS PADRINHOS NA VIDA DA CRIANÇA BATIZADA?

Os pais são a primeira referência que a criança tem de segurança e apoio, e devem ser para a criança uma imagem de Deus: a imagem que os pais passam, é a ideia que a criança terá de Deus. Pelo Batismo de seus filhos, os pais se comprometem a educá-los na fé Católica, dando-lhes testemunho, não apenas por palavras, mas na prática do dia a dia, levando uma vida verdadeiramente religiosa, de frequência à Igreja e atuação na comunidade, de oração em família e praticando a caridade e o amor fraterno.

” E n s i n a à c r i a n ç a o c a m i n h o q u e e l a d e v e s e g u i r ; m e s m o q u a n d o e n v e l h e c e r , d e l e n ã o s e h á d e a f a s t a r . ” P r o v é r b i o s 2 2 , 6

Além disso, os pais precisam ser Sal e Luz na vida da criança: o sal que dá e ressalta o sabor, o gosto pelas coisas de Deus, e a luz que ilumina, que nos tira da escuridão e aponta o caminho a ser seguido.

Mas nem sempre os pais conseguem, dada a fragilidade da condição humana, cumprir com este papel. Por isso a importância de escolher com muito cuidado os padrinhos, que terão a missão de apoiar os pais no desempenho desta missão.

Junto com os pais, os padrinhos irão renunciar ao pecado, a Satanás e todas as suas obras, e confirmar que creem em Deus Pai, criador do mundo, em Deus Filho, nascido da Virgem Maria, no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna.

Os pais e padrinhos farão estas promessas em nome da criança que estão batizando, se comprometendo a conduzi-la no caminho do bem, a rezarem por ela, a darem um exemplo de vida cristã autêntica, a serem para esta criança um sinal profético de Cristo, a fim de que, pelo exemplo e pela oração, a criança possa alcançar as virtudes necessárias para ser também um bom cristão, um sinal de Cristo para o mundo. TODO CRISTÃO É CHAMADO À SANTIDADE

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?